Prestação de contas anuais ao TCU já ocorre por meio eletrônico
 
O Tribunal de Contas da União (TCU) implantou o Sistema de Prestação de Contas (e-Contas), por meio do qual as peças que comporão os processos de prestação de contas anuais dos órgãos e entidades sob sua jurisdição são recebidas de forma totalmente eletrônica.
 
O primeiro processo de contas totalmente eletrônico foi relativo às contas do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região. Até 2014, os documentos emitidos pelo órgão de controle interno e pela autoridade supervisora chegavam ao protocolo do tribunal em papel, para só então serem digitalizados, muitas vezes após terem sido parte de processos eletrônicos no órgão ou na entidade de origem.
 
Com a implantação do e-Contas, em março de 2015, todos os aproximadamente 4.000 atores das 1.502 unidades prestadoras de contas inseriram suas peças diretamente no sistema, sem necessidade de tramitação dos documentos entre eles. O órgão de controle interno e a autoridade supervisora, que devem emitir pronunciamento sobre as informações produzidas nas fases que os antecedem, podem, agora, cada um a seu tempo, acessar essas informações diretamente no e-Contas.
 
Após a manifestação de cada um desses agentes externos e de análise prévia das unidades técnicas do tribunal, o processo é inserido diretamente no e-TCU, sistema eletrônico que gerencia os processos e documentos no âmbito do tribunal, com as peças constantes no e-Contas.
 
O Presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz ressaltou a importância desse sistema, destacando que “o uso da tecnologia da informação aplicada ao processo de contas anuais representa mais um dos aspectos de inovação que beneficia tanto o Tribunal quanto os seus jurisdicionados”.
Fonte: http://portal3.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/imprensa/noticias/detalhes_noticias?noticia=5250765